sábado, 26 de novembro de 2011

Indicação de Livro: O Garoto da Casa ao Lado - Irene Sabatini

Capa do Livro "O garoto da casa ao lado", de Irene Sabatini. Ed: Nova Fronteira.

Quantas vezes você já se perguntou: O que será que está acontecendo no Zimbábue? Creio que nenhuma, ou pouquíssimas vezes. É difícil pensar em algo que você não tem tanto contato, nao vê em quase nenhum local. Se já é difícil pensar no país (que só lembramos quando cai Z no stop, falem a verdade, sem medo e sem preconceito!), quem dirá no seu povo. Não costumamos fazer essa reflexão nem com a cidade ao lado, quanto mais em um país que está em outro continente.
Bem, se você, como eu, nunca foi muito interessado no Zimbábue, mas não se importaria de saber um pouco mais sobre ele, e A-D-O-R-A uma boa trama, bem escrita e instigante, esse é seu livro. É impressionante o modo de vida desse povo, seus costumes, hábitos e política. Você vai sentir a guerra de perto, vai viver o pânico e o terror. E ainda vai se deliciar com uma linda história de amor que tem tudo pra não acabar bem.
A história é narrada por Lindiwe Bishop, uma garotinha zimbabuana que começa o livro com 12 anos, vizinha de Ian Mackenzie, um rhodie (zimbabuano branco), que é acusado de matar a própria madrasta. Dentro de um turbilhão de hormônios e acontecimentos, e em meio a uma política bagunçada e a constante crise familiar, Lindiwe começa a se apaixonar por esse rapaz, e é uma das poucas que o trata como gente.
Num enredo carregado de simbolismo e mistério, sugiro que prestem muita atenção toda vez que a narrativa lhe mostrar trechos que se iniciem com "quero lhe dizer", pois é realmente isso que acontece: as palavras ficam entaladas nas entrelinhas, de uma forma inteligente e muito sagaz, e quanto antes você perceber o que a autora quer REALMENTE que você entenda, mais fácil vai fluir a sua leitura.
Não quero contar muito sobre o livro, pois ele é tão inesperado, e tão sutil, que ao ler certas partes você fica realmente surpreso, mas uma vozinha dentro de você diz "eu já sabia! eu já imaginava!" Nenhum outro autor tinha me mostrado um mundo assim antes. E olha que eu já li vários. É uma lição sobre respeito ao próximo, e confiança, e amor, e coragem, principalmente coragem.
Pro pessoal da faculdade: tem esse livro na biblioteca, e acho que ninguém além de mim o leu ahauhauahauha. Pra quem ficou curioso e quer lê-lo desesperadamente, sugiro a Estante Virtual.
Só tenho um único conselho a dar: Tente memorizar como você é antes de começar a ler, pois com certeza você será alguém muito diferente quando terminar.

Have fun!

Irene Sabatini é uma escritora zimbabuana que debutou na literatura com O garoto da casa ao lado, que conta as suas memórias sobre a infância em seu país sobre o pano de fundo de uma linda história de amor e amizade. Leitora assídua, passou muuuuuuuuuuitas horas numa biblioteca pública de Bulawayo, cidade onde viveu sua infância.
O garoto da casa ao lado projetou-a para o mundo, e a fez figurar entre as mais brilhantes escritoras da atualidade (com muito merecimento, diga-se de passagem). Esperamos que mais livros surjam de sua mente genial, e que as portas do Zimbábue se abram para nós, meros mortais sul-americanos, através de suas palavras.


E você? Já leu? Vai ler? Comenta aí embaixo e compartilha com os amigos!

2 comentários:

  1. Eu li este livro, e simplesmente amei! Passou a ser meu livro preferido, a história mais linda e bem escrita que já li. Com certeza a Irene Sabatini mereceu o prêmio. Pena que o li na biblioteca da escola onde estudo, pois adoraria tê-lo para mim. 100% recomendo a todos.

    ResponderExcluir
  2. Eu li este livro, e simplesmente amei! Passou a ser meu livro preferido, a história mais linda e bem escrita que já li. Com certeza a Irene Sabatini mereceu o prêmio. Pena que o li na biblioteca da escola onde estudo, pois adoraria tê-lo para mim. 100% recomendo a todos.

    ResponderExcluir